quinta-feira, 10 de maio de 2012

GREAT KILT

   A pedidos do leitor argentino Pato Stern eu fiz um humilde post sobre como fazer um great kilt.



                1680 - Lord Mungo Murray         2008 - Releitura de Yohji Yamamoto
                       

 
O great kilt também é conhecido pelos nomes Feileadh Mor, Breacan Feile, breacan um fheilidh, Big Kilt, Belted Plaid ou "mor Feile" A primeira referência conhecida a este traje foi feita em 1594 em The Life of Red Hugh O'Donnell em uma descrição de um corpo de Hebrideans que tinha chegado a assistência da O'Donnell: "Eles foram reconhecidos entre os soldados irlandeses por parte do distinção de suas armas e roupas, seus hábitos e linguagem, por seu vestido exterior era capas manchadas de muitas cores, com uma franja para as canelas e panturrilhas, os cintos foram sobre seus lombos fora de suas capas. "

O Great Kilt foi feito a partir de lã, muitas vezes cultivada em uma de suas próprias ovelhas. Pode levar um ano para que alguém corte e fiar a lã suficiente para fazer um kilt. O fio seria então levado para o tecelão local para tecer em pano.

O Great Kilt gozou de popularidade até o Ato de 1746 que proibiu toda a indumentária Highlander.É praticamente o primeiro kilt.





COMO FAZER UM GREAT KILT?



Tutorial traduzido terrivelmente por mim (please, apontem erros de tradução se existirem)

Original AQUI


Você vai precisar de muitos metros de tecido, acredito que uns 7 metros tal como a imagem francesa acima sugere. A lã pode ser substituída por oxford, é releitura e o caimento deve ficar melhor! A temperatura tropical não nos permite usar lã!



 

Em um ambiente terrestre limpo[grifo rommeliano],
espalhe o comprimento total do tecido/tartan.





Deixando um braço para a parte sem pregas, comece a fazer suas pregas com a mão e continuar com o comprimento de um braço da outra extremidade.



Pregas somente no centro. Sem pregas nas extremidades.



Dobre um pouco os lados não plissados para deslizar sob o cinto.





Hora de rolar! [grifo rommeliano]
Deite por cima. Dobrar a extremidade direita sem pregas ao longo da frente do corpo, em seguida, à esquerda. Aperte o cinto e levante-se.




Agora vem a parte divertida e criativa. Metade do tecido irá ser pendurado para baixo sobre o cinto [esta parte é a "saia", o resto do tecido vai sobre o tronco, fotos a seguir]

Basta brincar com a moda para uma variedade de looks na parte superior do corpo.






Great Kilt X Walking Kilt (séc. XVIII para cá)




Inspire-se nos modelos abaixo:




Nenhum comentário: