terça-feira, 29 de maio de 2012

CAUSAR DE CALÇAS!




                  Durante o aniversário de casamento de Andy e Vahmp Aradia
 em um picnic steampunk...

Em breve mais detalhes...

Fotos por Lucas Fragoso

segunda-feira, 28 de maio de 2012

OUTFIT PIRATA + KILT



A pedido do leitor catarinense Henrique Garcia e por ocasião do Piquenique Aliança Pirata um guia rápido de como montar um look pirata de kilt.



OUTFIT KILT + PIRATE





O polyvore possui poucos modelos de kilt e great kilt. Deixo aqui alguns modelos...



Great Kilt:




Kilt:








BurdaStyle


Quer mesclar com steampunk?










sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dá para usar fora das passarelas! [Alexandre Plokhov]


                Alguém lembra das saias retas do russo Alexandre Plokhov?


COMO ADAPTAR/ LIMPAR LOOKS DE DESFILE DE MODA? Alexandre Plokhov


As fotos acima são de um editorial que vi no New Male Fashion/ The Fashionisto. Bela foto e belos trajes. Veja o editorial AQUI

O que destaco é a foto acima pronto para uso...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

KILT NO MAINSTREAM



    Dentre as peças da moda masculina sem bifurcação (gho, sarongs, fustanellas etc), o kilt é a mais frequente nos desfiles e editoriais. Obviamente, saias e túnicas de diversas formas, modelagens e caimentos estão à frente, porém é o kilt o traje étnico mais comum dentro os outros citados acima.

   Inicialmente a postagem abordaria mainstream e subculturas, mas postagens longas dão trabalho demais, cansam etc




                  RAG e BONE                                    Fantastics mag       



                                            Viviane Westwood





                                                                 Jean Paul Gaultier






 


 
                                         Comme des Garçons


                 Marc Jacobs vestindo kilts da
Comme des Garçons.

RELEITURAS/ INSPIRAÇÕES/ ADAPTAÇÕES:
 


Os kilts da CDG (acima) mantêm a modelagem convencional (pregas atrás, parte lisa na frente), mas recorrem à estamparia diferente.

Por outro lado temos releituras, versões modernizadas, estilizadas, releituras.  Por exemplo, saias preguedas na frente, inspirações kilts. 


                                     No editorial da Carbon Copy Magazine


Dance, Dance, Dance!
Fashion Direction Shinya Yamaguchi
Fonte



Editorial da Nu-Mode Magazine





Editorial de
The Ones2Watch



Possíveis razões (hipóteses apenas) para o kilt inspirar/ influenciar o mainstream mais do que as outras saias/ túnicas étnicas:

  • Nobreza e status. Desde a visita de George IV à Escócia o kilt faz parte também da cultura inglesa, não só o rei anulou a lei que proibia a indumentária highlander como esteve vestido como tal. Desde então toda a realeza britânica masculina tem vestido  kilt e complementos.

    Também as celebridades recentemente têm aparecido de kilt e isto pode influenciar o mainstream assim como influencia quem aprecia tais pessoas famosas e ainda seduz as mulheres.

  • Kilt é roupa de homem.  É verdade que as lojas especializadas vendem também kilt/ saia para mulheres, mas há uma preferência/ consenso do uso por homens. Já sarong não, sempre foi usada por ambos os sexos, por exemplo. A lógica seguida por muitos é mais ou menos a seguinte: "se o kilt é uma peça masculina não coloca em xeque a masculinidade."

  • Reafirmação da masculinidade. Ninguém aguenta mais ter que usar calça preta + gravata vermelha + camisa branca + paletó etc. Ninguém aguenta mais o mesmismo da moda masculina. Os estilistas querem revolucionar, mas como? Baseiam-se no item acima e nos outros abaixo e lançam o kilt nas passarelas.


  • Moda. É uma moda e não uma anti-moda, o little kilt quase não sofreu alterações, porém seu uso não foi com trajes folclóricos em si e sim com roupas seculares, por exemplo, no Romantismo usava-se o xadrez, na Era Vitoriana houve o kilt liso (v. John Brown) e no ínicio do século XX Edward VII usava com a boina típica não do kilt, mas da Era Eduardiana mesmo.

    Isso sem mencionar a evolução do great kilt ao little kilt (ou simplesmente kilt), quer dizer, kilt foi usado acompanhando as modas de cada época, as imagens comprovam isto! Com lava-lava, sarongs, fustanellas etc isso também pode ter ocorrido, mas alguém já viu imagens? 

  • Caimento. Pregas traseiras e/ou laterais ajustam a silhueta. É sabido que a saia evasê, por exemplo, é a melhor opção para todos os biotipos, talvez o kilt também sirva para todos os corpos porque a parte lisa não engorda, as pregas não "incham" como o corte godê etc etc etc

  • SubculturasInfluências subculturais estão presentes na moda atual..


Nem eu saberia responder tais questionamentos, será que alguém conseguiria?

domingo, 13 de maio de 2012

COMO ADAPTAR/ LIMPAR LOOKS DE DESFILE DE MODA? Ricardo Andrez 2


 
Desfile do português Ricardo Andrez no Moda Lisboa. Outono/ Inverno 2012/2013. A entrevista abaixo (em vermelho) foi extraída do site do evento. Clique AQUI.

 
 
 
EM CONVERSA COM RICARDO ANDREZ
Daily ModaLisboa - Como interpreta o tema desta edição da ModaLisboa: Freedom?

Ricardo Andrez - No panorama atual funciona como um bálsamo!
- Considera que tem total liberdade criativa ou sente-se condicionado por tendências, pela opinião do público ou outros fatores?
Tento ser o mais fiel ao conceito explorado!
- Qual a “lição” mais importante que já aprendeu ao longo da sua carreira?
Tudo é possível!
- Se fosse convidado a criar um monumento para “amantes de moda” como seria?
Apenas um cabide vazio.
- Quais as suas propostas para o inverno 2013?
A coleção é direcionada para uma estética do falso, como que a aparência sport seja fundamental e um mecanismo de sobrevivência, num contexto social (e jamais natural). O que conta é só mesmo enganar o olhar e iludir na perspetiva. Como referência a esta ideia e simbolizando tudo isto, o galã da época final de ouro de Hollywood, Rock Hudson.


              ___________________________________________________



 Os looks:



 Bonito traje




Troque o laranja estampado pelo preto liso (e que cubra os joelhos)




A mesma dica anterior: substituir as listras por preto liso. Na verdade, não sei como explicar e como adaptar, o que eu sei é que em preto tudo fica mais discreto, masculino e neutro.



Tudo o que sempre digo: acho inviável usar túnicas com tal padronagem. se fosse usar (e decerto que eu usaria pois a modelagem me agrada), usaria sem estampa na cor preta ou outra alguma cor neutra.





Saia ou túnica aberta. Uma possibilidade é remover, isto torna o look usável, porém sem saia. Caso queira usar uma saia, confeccione no mesmo tom da calça (muito linda essa calça, a altura etc). 


Eu iria escrever sobre os outros dois looks de túnicas, mas possuem calças, dão um trabalhinho adaptar etc.  


Gostei muito deste look por isso estou publicando!




 É verde, mas na foto está azul!

 

Assista ao vídeo abaixo e confira tudo.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

GREAT KILT

   A pedidos do leitor argentino Pato Stern eu fiz um humilde post sobre como fazer um great kilt.



                1680 - Lord Mungo Murray         2008 - Releitura de Yohji Yamamoto
                       

 
O great kilt também é conhecido pelos nomes Feileadh Mor, Breacan Feile, breacan um fheilidh, Big Kilt, Belted Plaid ou "mor Feile" A primeira referência conhecida a este traje foi feita em 1594 em The Life of Red Hugh O'Donnell em uma descrição de um corpo de Hebrideans que tinha chegado a assistência da O'Donnell: "Eles foram reconhecidos entre os soldados irlandeses por parte do distinção de suas armas e roupas, seus hábitos e linguagem, por seu vestido exterior era capas manchadas de muitas cores, com uma franja para as canelas e panturrilhas, os cintos foram sobre seus lombos fora de suas capas. "

O Great Kilt foi feito a partir de lã, muitas vezes cultivada em uma de suas próprias ovelhas. Pode levar um ano para que alguém corte e fiar a lã suficiente para fazer um kilt. O fio seria então levado para o tecelão local para tecer em pano.

O Great Kilt gozou de popularidade até o Ato de 1746 que proibiu toda a indumentária Highlander.É praticamente o primeiro kilt.





COMO FAZER UM GREAT KILT?



Tutorial traduzido terrivelmente por mim (please, apontem erros de tradução se existirem)

Original AQUI


Você vai precisar de muitos metros de tecido, acredito que uns 7 metros tal como a imagem francesa acima sugere. A lã pode ser substituída por oxford, é releitura e o caimento deve ficar melhor! A temperatura tropical não nos permite usar lã!



 

Em um ambiente terrestre limpo[grifo rommeliano],
espalhe o comprimento total do tecido/tartan.





Deixando um braço para a parte sem pregas, comece a fazer suas pregas com a mão e continuar com o comprimento de um braço da outra extremidade.



Pregas somente no centro. Sem pregas nas extremidades.



Dobre um pouco os lados não plissados para deslizar sob o cinto.





Hora de rolar! [grifo rommeliano]
Deite por cima. Dobrar a extremidade direita sem pregas ao longo da frente do corpo, em seguida, à esquerda. Aperte o cinto e levante-se.




Agora vem a parte divertida e criativa. Metade do tecido irá ser pendurado para baixo sobre o cinto [esta parte é a "saia", o resto do tecido vai sobre o tronco, fotos a seguir]

Basta brincar com a moda para uma variedade de looks na parte superior do corpo.






Great Kilt X Walking Kilt (séc. XVIII para cá)




Inspire-se nos modelos abaixo: